terça-feira, 12 de março de 2013

O que é Mangá ?



O nome Mangá é dado a todas as histórias em quadrinhos de origem japonesa. Essa palavra é resultado da junção de dois vocábulos: Man - que significa involuntário e Ga - que significa imagem.

Teve origem através do "Oricom Shohatsu" (Teatro de Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente, originando o mangá.

Teatro de Sombras

A produção do Mangá foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e retomada somente em 1945, tendo o Plano Marshall como seu propulsor, pois parte das verbas desse plano era destinado a livros japoneses. A prática de ler mangá aumentou consideravelmente nesse período, pois com a guerra poucas atrações culturais restaram. Foi nessa época que surgiu o que podemos chamar de "Walt Disney japonês" ou "Pai do mangá moderno", o Osamu Tezuka, criador dos traços mais marcantes do mangá: olhos grandes e expressivos.


Criações de Osamu Tezuka
Com o passar do tempo, o mangá saiu do papel e foi parar na televisão, transformando-se em Animes (desenho animado japonês), ganhando mais popularidade e aumentando o número de fãs em todo mundo. Exemplo disso é o Dragon Ball Z!! (O meu favorito *--*)




Links úteis:


Obrigada por ler! ;3
Arigato!



Nenhum comentário:

Postar um comentário