sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Planejamento Anual para Pré II

Oie! ;3

Hoje apresentarei meu Planejamento Anual para a turminha do Pré II, podendo ser modificada para Pré III.
Encontrei um planejamento nesses sites pedagógicos, mas achei diversos erros, por isso reformulei e hoje compartilho com vocês. Eu sempre faço planejamento anual e trimestral (por conta da organização do Colégio, que prefere Trimestres).
PLANEJAMENTO ANUAL - 2014



OBJETIVOS GERAIS

1- COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

A - Linguagem Oral

ü  Ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
ü  Conhecer diferentes modalidades de linguagem (histórias, poesias, piadas, músicas);
ü  Estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos - linguagem socializada - através de diálogo e não linguagem egocêntrica;
ü  Ampliar seu vocabulário;
ü  Vincular o discurso oral com o texto escrito.

B - Linguagem Escrita

ü  Compreender a funcionalidade da escrita;
ü  Reconhecer as diferentes formas de registros da língua escrita;
ü  Construir sua escrita na fase silábica, atribuindo a cada grafia o valor de uma sílaba;
ü  Reconhecer sons e grafias das letras do alfabeto, através da construção do alfabeto concreto;
ü  Iniciar a escrita de palavras contextualizadas;
ü  Criar textos significativos;
ü  Produzir escritas espontâneas;
ü  Identificar diferentes portadores de texto no aspecto estrutural e linguístico.

C - Linguagem Sonora / Musical

ü  Perceber diferentes sons produzidos pelo corpo, objetos, natureza, etc.;
ü  Adquirir noção de sons: duração, ritmo e intensidade;
ü  Utilizar e criar melodias, músicas e rimas;
ü  Cantar e dramatizar músicas com criações próprias.

D - Linguagem Corporal

ü  Explorar suas possibilidades de movimentos corporais;
ü  Imitar, reproduzir ou recriar movimentos corporais, com ou sem fundo musical orientador;
ü  Realizar movimentos leves, fortes, rápidos, utilizando várias áreas do espaço;
ü  Reelaborar o real através do imaginário;
ü  Expressar ideias simples com o próprio corpo;


E - Linguagem Plástica

ü  Produzir desenhos na fase pré-esquemática;
ü  Desenvolver coordenação motora utilizando diferentes materiais;
ü  Apreciar e produzir obras.

2-RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

A - Classificação

ü  Classificar objetos com mais de um atributo;
ü  Estabelecer critérios de agrupamentos, a partir da observação e comparação de objetos (maior/menor, grosso/fino, grande/pequeno, duro/mole, quente/frio, seco/molhado);
ü  Estabelecer símbolos para caracterização de agrupamentos;
ü  Reconhecer as formas geométricas;· estabelecer correspondência um a um;
ü  Ampliar sua noção de pertinência (pertence e não pertence);
ü  Comparar características dos objetos para formação de pares.

B - Seriação

ü  Realizar arranjos lineares dos atributos dos objetos;
ü  Ordenar conjuntos de objetos que apresentam entre si diferença constante;
ü  Estabelecer correspondência serial;
ü  Representar séries graficamente;
ü  Nomear os elementos da série.

C - Sequenciação

ü  Identificar, reconhecer e estabelecer sequências por meio de movimentos corporais, discriminação auditiva, manipulação de materiais e representações gráficas;
ü  Estabelecer sequências temporais: ontem / hoje / amanhã; passado/ presente/ futuro, manhã / tarde / noite, dias da semana.

D - Medida

ü  Comparar objetos e/ou pessoas segundo determinadas propriedades mensuráveis;

E - Espaço

ü  Identificar situações dinâmicas dos objetos ou pessoas, sempre indicando movimento: de um lado e de outro; pra frente / para trás; para o lado, para cima, para baixo; na mesma direção / mudando de direção; ordenar elementos variados; lateralidade: esquerda / direita, tendo objetos como referencial.

F - Tempo

ü  Desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre passado / presente / futuro (antes, agora e depois); hoje e ontem; dias da semana.

G - Quantificação / Número

ü  Manipular objetos contáveis estabelecendo correspondência um a um;
ü  Comparar quantidades;
ü  Reconhecer os números no contexto da atividade;
ü  Explorar contagem de rotina.

3 - CIÊNCIAS SOCIAIS

A - Grupo Social

ü  Conhecer o nome das pessoas de sua família, relações de parentesco e funções que elas exercem (num contexto mais amplo: avós, tios, primos, netos...);
ü  Compreender a importância das regras e convenções sociais (por favor, com licença, muito obrigado,...);
ü  Identificar e respeitar os direitos e deveres de cada pessoa da família e da escola;
ü  Identificar as funções das pessoas que trabalham na escola;
ü  Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e respeito.

B - Tempo

ü  Confrontar a sua vida com a história de vida das demais pessoas.

C – Espaço

ü  Conhecer local e tipo de moradia;
ü  Explorar bairro onde mora e onde estuda;
ü  Estabelecer pontos de referência à sua casa, escola e vizinhança;
ü  Explorar novos espaços e cada vez mais amplos.

D - Elementos Socioculturais do Cotidiano

ü  Identificar os tipos de construção, tipos étnicos (com hábitos e costumes), existentes em seu ambiente;
ü  Conhecer a importância das datas comemorativas e significativas, como aniversários, datas cívicas e folclóricas;
ü  Reconhecer a importância dos meios de comunicação no seu cotidiano.

E - Trabalho

ü  Identificar a importância do trabalho para a vida;
ü  Estabelecer relações entre trabalho e sobrevivência;

4-CIÊNCIAS NATURAIS

A - Ser Humano

ü  Conhecer e identificar partes e órgãos do corpo e suas funções, como movimentos respiratórios, pulsação e batimentos cardíacos, transpiração e eliminação;
ü  Explorar os órgãos dos sentidos;
ü  Estabelecer semelhanças e diferenças entre o seu corpo e o de outras pessoas;
ü  Valorizar a prática cotidiana de hábitos favoráveis à saúde.

B - Animais

ü  Identificar os usos feitos pelo homem na alimentação, criação, transporte, exploração, extinção;
ü  Identificar a preocupação com o equilíbrio da natureza, cadeia alimentar, preservação.

C - Meio Ambiente

ü  Observar, perguntar, interpretar e registrar experiências relacionadas à terra, ar, água e fogo;
ü  Observar os fenômenos da natureza, como chuva / sol, dia / noite, vento, ar, rios;
ü  Observar e realizar misturas de materiais diferentes (café com leite, leite com chocolate, água e açúcar, e sal, óleo, e areia, etc.);
ü  Conhecer e realizar comparações entre estações do ano, o dia e a noite, alguns astros, explorando semelhanças e diferenças.

5 - INGLÊS

ü  Incentivá-los a cumprimentarem-se e a despedirem-se informalmente;
ü  Explorar as expressões úteis da língua inglesa na organização dos alunos no cotidiano na sala de aula.
ü  Dar ênfase ao vocabulário e estruturas básicas (mais simples);
ü  Identificar e apresentar as pessoas da família;
ü  Reconhecer, identificar relacionar e mencionar as cores que gostam;
ü  Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas;
ü  Trabalhar com datas comemorativas referentes ao Trimestre.


“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
Paulo Freire





Nenhum comentário:

Postar um comentário