quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Iniciando as Tarefas no Caderno


Amigos e colegas de profissão! 

Trabalho com uma turminha de pré II, crianças entre 3 e 4 anos completos, essa idade é uma delícia, mas também requer cuidados.

Ano passado, no material escolar não estava incluso um caderno pequeno com pauta, e por quê não inclui-lo? Já que no Pré III eles terão uma pré alfabetização em cadernos grandes, cheio de linhas, nossos pequenos devem estar acostumados com esses recursos de aprendizagem.


Na Educação Infantil, ao meu ponto de vista, é importante utilizar-se de muitos meios para que uma aprendizagem  significativa ocorra. Eu amo utilizar recursos lúdicos para assimilação de algum conteúdo =3 E os cadernos, são formas de registro do que foi "apreendido" pela criança, sendo um importante instrumento de avaliação para nós, educadores.

Confesso que estou mimando muito essa turminha nova, preparei um caderninho que, na medida do tempo e das atividades que vão se realizando, expressa o que foi aprendido naquela semana, podendo ser um portfólio para o aluno recorrer nas retomadas de conteúdos estudados.

O caderno que vamos ver é da Ana Luiza, ela é bem dedicada e esforçada, é a primeira vez na escola e é super caprichosa!



Nessa primeira folha, fizemos uma dobradura de joaninha e depois eu coloquei para enfeitar o caderno, os alunos adoraram =3 Já na segunda folha, iniciamos a sondagem da letrinha A. Quanto amor, olha o capricho!


Esse caderninho não tem divisão de Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, pois quero trabalhar a interdisciplinaridade com ele. Mostrar aos alunos que os números, as letras estão ao nosso redor, assim como a história de nossa família em um lugar da natureza onde vivemos. Tudo faz parte de um contexto, meu dever é inspirar no aluno essa ideia de que ele faz parte desse mundo letrado e que ele está dando os primeiros passos na codificação do universo contextualizado.



Essa atividade da mãozinha foi a segunda que desenvolvi para trabalhar a questão da identidade. A partir da mão, comecei a trabalhar a contagem dos números e foi super propício para a próxima atividade, que era treinar a escrita do número um.
Aos pouquinhos, vou trabalhando a relação de número, quantidade e conjuntos.

Ao decorrer das atividades, eu irei postando aqui no blog para debatermos diferentes assuntos pertinentes à educação.
Gostou? Deixe seu comentário!
Mande sua ideia criativa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário