sexta-feira, 27 de maio de 2016

Planos de aula com ferramentas Google na Educação Infantil

Planos de aula com ferramentas Google na Educação Infantil



Sejam bem-vindos(as) ao meu blog! Por um loooongo tempo, estive fora tentando organizar minha vida pessoal e profissional (acho que consegui), hoje dou início à uma série de postagens sobre planos de aula na educação infantil utilizando algumas ferramentas/recursos do Google! É muito interessante, pois um leque de possibilidades irá se abrir para você,querido(a) professor(a), inovar e dinamizar suas aulas.

Vale a pena, pois são ideias diferentes de aulas que você poderá fazer num laboratório de informática ou até mesmo na sua sala com aparelhos portáteis. Eis o meu lema:

Inovar para Educar.

Educar para Transformar.

Transformar para Revolucionar!






Por acreditar na educação para a transformação das pessoas, escolas e até mesmo de outros lugares, apresento-lhes minha visão geral do Plano de Ação Pessoal utilizando as ferramentas do Google. A problemática desse plano gira em torno da formação do professor, que está um pouco defasada nos saberes tecnológicos, e na formação do aluno.


A escolha dessa problemática envolvendo professor e aluno foi relevante, uma vez que se faz necessário estudos sobre novas perspectivas acerca dos  diferentes meios de ensinar e apreender, que utilizam da ludicidade e da tecnologia para desenvolver no aluno a construção de um perfil criativo e reflexivo, que seja capaz de solucionar situações-problemas, se comunique melhor com o grupo, coopere  com o próximo e que exponha as suas ideias com clareza. 


É relevante incentivar a prática docente com recursos tecnológicos educacionais, visando o lúdico no desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem.
Os Educadores devem utilizar a tecnologia como recurso pedagógico, por meio de jogos, programas, aplicativos, enfim todos os aportes tecnológicos para auxiliar a transposição de conteúdos para o mundo de significados do educando.


O Plano de Ação irá tornar-se um centro de referências de aprendizagens que utilizam diferentes linguagens tecnológicas, valorizando e respeitando sempre o aluno e o professor. A escola deve ser uma dinamizadora de recursos e de alternativas de comunicação e interação entre discentes, professores e comunidade. 


Nessa perspectiva, procurar-se-á transformar os desafios do cotidiano e desenvolver novas habilidades e competências com o uso da tecnologia. Para compor esses ideais são necessários: planejamento de formações para educadores dentro do meu ambiente de trabalho, planos de aula inovadores voltados para educação infantil, ação pessoal de disseminação de conhecimentos em rede nas suas diversas formas criativas de comunicação.


Acompanhe as postagens dos planos!!
Obrigada pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário