sábado, 16 de março de 2013

Você conhece Cosplay?


Quando alguém gosta de um personagem,  pode ter várias reações. Cola pôsteres na parede, coleciona livros/mangás, pesquisa tudo a respeito, acompanha toda a saga de seu heroi. Algumas pessoas têm como hobby se vestir com o seu personagem favorito. É uma forma de representar de corpo e alma sua admiração, pois não basta apenas vestir uma roupa igual: interpretar o personagem também é fundamental.
Cosplay é uma palavra que vem da junção de "costume" (traje, em inglês) e "play" (interpretar, jogar, divertir-se). Na prática, é o ato de vestir-se e interpretar um personagem. O cosplay é diferente de simplesmente usar uma fantasia daquelas vendidas em lojas e geralmente usadas em festas à fantasia. Para começar, o resultado final depende muito do empenho do cosplayer (como é conhecido o entusiasta do cosplay), pois é preciso ter máxima atenção aos detalhes não só de roupas e acessórios, mas também aos gestos e comportamento do personagem.


A origem do Cosplay está nos Estados Unidos. Nos anos 60 e 70, fãs das séries Star Trek e Star Wars se reuniam para assistir ao seriado ou a um novo filme, vestidos de seus personagens favoritos, como Han Solo, Princesa Leia, ou com um manto de um cavaleiro Jedi - sem falar nas réplicas de sabre de luz. No começo dos anos 80, a prática começou a ser estimulada no Japão, onde eram ( e ainda são) criados muitos mangás e animes.


A partir dos anos 90, a cultura japonesa em geral começou a se popularizar no Brasil. Começou a ser exibido em Tv aberta diversos animes como: Cavaleiros do Zodiaco, Yu Yu Hakusho e Dragon Ball. Em seguida, o mercado brasileiro viu o lançamento de diversos mangás nas bancas e cada vez mais animes na Tv.Não demorou para que os primeiros eventos dedicados à esse público começassem a acontecer, como o Animecon, Anime Friends entre outros. Com os eventos vieram os cosplayers, no início eram poucos, mas na medida em que se popularizava, aparecia cada vez mais adeptos desse hobby.


O hobby do Cosplay estimula a criatividade e aumenta o convívio social. 


A cultura pop japonesa e o cosplay está crescendo em todos os cantos do Brasil, devido aos animes, mangás e tecnologia. A internet ajuda muito a difundir essa cultura e aumenta ainda mais o número de admiradores.







Links úteis:
Cosplay Brasil

Central Cosplay




Nenhum comentário:

Postar um comentário