sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Experiências com água


Oie! =3
No Planejamento com minhas queridas colegas de trabalho, surgiu a ideia de trabalhar com experimentos na Educação Infantil e 1º Ano. Fiquei empolgada e resolvi pesquisar e tem muitas experiências que podem ser bem aproveitadas e aplicadas.



Espero que gostem! =3


São sete experiências fáceis de fazer em casa ou na escola. Ideias simples, mas valiosas, pois provam o quanto a água é um recurso importante para o planeta – e o homem. Ela pode ser utilizada para marcar o tempo e sustentar a vida, além do emprego em processos industriais, por exemplo.


1) Flutua ou afunda?

Objetivo: investigar por que alguns objetos flutuam e outros, afundam.
 Providencie um balde ou uma bacia e encha com água;
 Escolha objetos que possam ser colocados em contato com a água, como brinquedo de plástico ou talheres e copos (também de plástico). E separe em dois grupos, nomeando os que vão flutuar e os que vão afundar;
 No recipiente com água, verifique entre os objetos que flutuam aqueles que, quando submersos por completo, mesmo assim retornam à superfície (com isso, eles provam que são menos densos do que a água);
 Compare agora os objetos que afundaram com os que flutuaram. E entenda que não é apenas o peso que interfere, mas também a forma de cada objeto e o volume de água que ele desloca quando em contato com a água que vai determinar se ele afundará ou flutuará.

2) Como limpar a água?

Objetivo: conhecer processos em uso no tratamento (caso da filtração) e na obtenção de água potável.
 Em uma jarra com água, coloque um pouco de terra e folhas secas. Essa água vai representar a coletada de lagos e rios – a ideia é agir de modo a “limpar”essa água;
 Pegue uma garrafa PET de 2 litros e corte-a ao meio. Na parte do bico, coloque um chumaço de algodão por dentro da garrafa de modo a fechar o gargalo;
 Coloque, depois, algumas pedras pequenas sobre o algodão e cubra com areia;
 Despeje lentamente a água “suja” dentro da garrafa, fazendo-a passar pela areia. Por fim, compare a água antes e depois da ação do filtro.

3) Foguete de água

Objetivo: evidenciar a tensão superficial da água.
 Providencie uma bacia ou forma de pizza e encha com água;
 Recorte um pedaço de papel, com aproximadamente 5 x 2 cm, com o formato da figura abaixo;
 Coloque essa lâmina de papel sobre a água de maneira que fique flutuando na superfície;
 Pingue uma gota de detergente na abertura retangular e observe o que ocorre com o barco. Ele vai se mover porque a gota de detergente rompe a tensão superficial da água, movendo o que está na superfície.

4) Erosão
Objetivo: Relacionar a movimentação da água com o arrasto de solo.
 Em uma bandeja, monte uma amostra de solo de modo a criar camadas com a superfície de inclinação bem pronunciada;
 Corte uma garrafa PET de 2 litros ao meio e use a parte com bico como se fosse um funil;
 Faça um furo bem pequeno na tampa e coloque água dentro desse “funil”;
 Segure a metade da garrafa com o “funil”sobre a amostra de solo e deixe a água correr bem lentamente. Observe o que acontece por onde ela escorre – a água forma imediatamente “valetas”. A formação dessas “valetas” só vai ser controlada, se incluir sementes de grama a título de vegetação no experimento.

5) Dilatação anômala da água

Objetivo: Verificar a variação de volume de água, quando passa do estado líquido para o sólido.
 Encha uma garrafa PET de  600 ml com água de modo a não deixar espaço para o ar. Feche bem a tampa. Pegue, depois, outra garrafa PET de mesmo tamanho e feche bem a tampa – em seu interior, só haverá ar;
 Observe o formato das garrafas e deixe-as no congelador por algumas horas (ou seja, até a água em estado líquido ter se transformado em gelo);
 Após o congelamento, observe outra vez as garrafas. O que ocorreu? Aquela só com ar pode até diminuir ligeiramente de tamanho, enquanto que a garrafa cheia de água vai ficar estufada, provando que a água resfriada aumenta de volume.

6) Variação do volume de água e do gelo

Objetivo: Verificar se há variação do volume de água em estado líquido em um copo com gelo depois de ele ter derretido por completo.
 Coloque gelo em um copo transparente e acrescente água até o ponto que o gelo comece a flutuar, sem tocar no fundo do copo;
 Marque, com caneta, a altura que a água em estado líquido atingiu no interior do copo;
 Observe o copo após algumas horas, quando o gelo tiver se derretido. O que terá acontecido com o nível da água em estado líquido? Nada, isso porque o gelo, ao flutuar, desloca uma quantidade de água que é equivalente ao seu peso.

7) Relógio de água

Objetivo: também chamado clepsidra, funciona por gravidade. Um dos primeiros sistemas criados pelo homem para medir o tempo – data de 600 a.C.
 Corte ao meio uma garrafa PET de 2 litros. Fure a tampa com um prego, usando martelo;
 Pegue a metade da garrafa com a tampa (A) e coloque de cabeça para baixo dentro da outra metade da garrafa (B);
 Encha o recipiente A com água de modo a que comece pingar na outra metade (B) Deixe escorrer por 30 minutos e marque, com caneta, a altura da água acumulada em B. Repita a operação a cada 30 minutos até a água acabar em A;
 Volte agora toda a água A. Quando o nível de água atingir a primeira marca de caneta, terão sido transcorridos 30 minutos; quando chegar na segunda marca, uma hora e assim por diante.



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Ahh.. também aceito sugestões, irei amar desenvolver ideias criativas.

Bjos

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