domingo, 12 de janeiro de 2014

Plano de aula: Apreciação – Obras de Arte de autores brasileiros - Romero Britto

Oie! ;3


Como prometido na postagem "A Arte de releituras de obras na Educação Infantil", apresento para vocês um plano de aula sobre como trabalhar releitura de uma obra.
Espero que gostem =3 Foi uma aula super divertida! ^^



Plano de aula 


Área de Conhecimento: Linguagens e Códigos
Disciplina: Artes Visuais
Tempo: 120 minutos
Ano: Pré II


Tema: Apreciação – Obras de Arte de autores brasileiros
Assunto: A arte e Romero Britto


Competências e habilidades: Que o aluno seja capaz de apreciar uma obra de arte, conhecer a obra “Amor de Borboleta”, reconhecer e fixar as cores e formas geométricas, expressar emoções e sentimentos, ampliar o gosto pela arte, conhecer vida e obra do artista Romero Britto. Exploração dos sentidos do tato e da visão, adquirir a percepção visual a partir de uma obra, explorar por meio do tato as formas, consistência de objetos variados.


Procedimento:
  • Apresentar a obra “Amor de Borboleta”, ressaltando a importância de cores e formas utilizadas;
  • Revelar dados do autor da obra e perguntar aos alunos: “Quais cores foram utilizadas? Há formas na obra? Quais?”;
  • Após esses questionamentos, orientar os alunos nas atividades propostas.


Atividades desenvolvidas:
  • Apreciação da obra, olhando todos os detalhes (formas e cores utilizadas);
  • Pintura coletiva utilizando pincéis e tintas coloridas;
  • Cada aluno irá realizar a sua releitura da obra, utilizando diversos materiais de diferentes texturas, como: canudo, folhas, tampinhas, rolo de papel higiênico, papel ondulado etc;
  • Exposição dos trabalhos artísticos na sala e/ou pela escola.

Recursos Didáticos: Reprodução da obra “Amor de Borboleta” do Romero Britto, materiais diversos como sucata, jornal e outros citados acima.



Avaliação: Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si e por outras pessoas sem discriminações estéticas, artísticas, étnicas e de gênero. Com este critério, pretende-se avaliar se o aluno sabe identificar e argumentar sobre o valor e gosto em relação às imagens produzidas por si mesmo, pelos colegas e por outros, respeitando o processo de criação.


Resultados Obtidos:
Os alunos adoraram a aula, brincaram com o nome do Romero, trocando o “Britto” por “cabrito”. Brincadeiras a parte, todos se envolveram ao pintar, coletivamente, a obra escolhida para estudo. Cada aluno escolheu a cor que queria pintar, e a cada cor, misturávamos as cores primárias para obtenção de cores secundárias, observando as formas do desenho e as cores para não repetir.




E com minha ajuda (eu queria fazer Arte com eles também poxa):




Na segunda parte, os alunos confeccionaram uma releitura da obra com diversos tipos de materiais. A professora (eu, Sensei Line-Chan uhuu) deu a forma inicial de borboleta e eles foram pintando, desenhando, expressando-se livremente.

Resultado final das atividades:


As atividades foram expostas em sala e, posteriormente, para a escola. Os alunos atingiram as competências e habilidades previstas para essas atividades, respeitando as produções artísticas do próximo, criando um ambiente agradável em sala.


Referências Bibliográficas


FERREIRA, Idalina Ladeira; CALDAS, Sarah P. Souza. Atividades na Pré-escola. 15. Ed. São Paulo: Saraiva,1992.
Site:
http://www.britto.com/front/biography <Acessado em 5 de agosto de 2013>

Beijinhos mega fofos para vocês~~~




3 comentários:

  1. é muito legal eu dei uma materia na faculdade artes visuais, ta muito lindo amiga parabens.

    ResponderExcluir