terça-feira, 19 de julho de 2016

Percepção e Linguagem Visual na Educação Infantil - explorando obra de Henri Matisse

Oie turma linda que acompanha (ou Não) o blog!



Hoje irei fazer uma postagem pequena, porém construtiva sobre a linguagem visual e como ela pode ser trabalhada com algumas atividades simples na Educação Infantil.




Comunicação visual é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como imagens, signos, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto.

O termo "Comunicação Visual" é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de estudo ou atuação, embora o termo passa ter o mesmo sentido de "design visual".

Importante: Percepção Visual = linguagem pictórica.

Com essa explicação rápida, criei um roteiro de exploração de uma obra, espero que esse seja um exemplo de como podemos trabalhar a percepção e linguagem visual dentro e fora da sala de aula.

Percepção e Linguagem Visual

Roteiro de trabalho: escolher uma imagem, fazer abordagens para o público escolhido e desenvolver uma oficina pedagógica.
Para este trabalho, escolhi a obra “Interior amarelo e azul” (1946) de Henri Matisse para ser explorada. A educação infantil foi o público escolhido para o desenvolvimento da contextualização dessa obra.


Abordagens a cerca da obra “Interior amarelo e azul” de Henri Matisse:

Apresentação da obra ao público, fazendo com que eles explorem visualmente cada detalhe da obra, como:
  • Quais linhas aparecem?
  • Quais cores foram utilizadas?
  • Quais objetos você reconhece nessa obra?
  • Há movimento no quadro?
  • Você reconhece alguma forma geométrica?
  • Quais frutas estão representadas no quadro?
  • Há objetos que você também tenha em casa?
  • Olhando para a obra, o que ela representa, ou seja, qual é o seu tema?
  • O que você achou da obra?


Oficina Pedagógica


Desenvolvi suas atividades para essa oficina:

  • Reprodução da obra por meios de recortes da própria obra. A obra é cortada e a criança deverá encaixar/juntar as partes para compor a obra que viu. Cada criança recebe um envelope com a obra no verso e quando abre esse envelope, encontram-se as peças para montar no papel. Atrás desse papel colorido, contém algumas informações à educadores, pais e público em geral.
Envelope com a obra no verso.

Quebra-cabeça da obra, fiz simples só para não confundir os pequenos.

Montagem do quebra-cabeça.

No verso da folha laranja, informações sobre Henri Matisse!


  • Desenho com interferência – destacar um elemento gráfico da obra, colar em uma folha e pedir que produzam um desenho que complemente esse elemento da obra.
Folhas com alguns elementos visuais da obra escolhida.

Desenho com a interferência - elementos da obra.



Tudo isso é apenas um pequeno empurrão para repensarmos na nossa prática docente em sala de aula e até mesmo fora dela. Como você planeja suas aulas? Eu ainda fico abismada com a quantidade de professoras que usam desenhos xerocados e atividades sem contextualização em sala, então se você tem alguma outra sugestão ou até mesmo você tenha um super plano de aula, compartilhe conosco, será um prazer compartilhar conhecimento!


Beijos iluminados!

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