sábado, 20 de agosto de 2016

Projeto: Cheias e Inundações para Educação Infantil


Projeto: A vida do homem destruindo a vida da Terra
Tema: Cheias e Inundações

Disciplinas: Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Artes.
Duração: Março à Novembro
Temas Transversais: Ética e Valores
Faixa etária: 4 anos – Pré II
Professora: Aline Castro

OBJETIVOS

  • Desenvolver nos alunos uma postura participativa com a conscientização dos problemas ambientais; 
  • Desenvolver habilidades sociais;
  • Desenvolver valores para exercício da cidadania, como agentes de gerenciamento do ambiente;
  • Adquirir visão integrada da realidade, contemplando a dinâmica local e planetária e desvendando causas e problemas ambientais;
  • Tornar ensino voltado para o cotidiano, para preparar o cidadão do futuro;
  •  Valorizar a água como fonte de vida;
  • Compreender que as cheias e inundações fazem parte da questão ambiental que o homem interferiu;
  • Conhecer o processo de cheias e inundações.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  •  Reconhecer a importância da água para nossa vida;
  • Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente;
  • Perceber a diferença entre ambientes equilibrados e locais degradados;
  • Oferecer instrumentos para que os alunos possam tomar posição diante das questões ambientais;
  • Notar a amplitude da presença da água na natureza e conhecer as mudanças de estado.



JUSTIFICATIVA:

Uma das maneiras de auxiliar as crianças a lidarem com a conscientização dos problemas ambientais, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento intelectual e social, levando-a a descobrir a alegria de viver em um ambiente rodeado de bem estarContando com esta “alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliando a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando compreender as cheias e inundações que acontecem no bairro, bem como em outras partes do planeta.


ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS

·        Rodas de conversa;
·        Poesias;
·        Cartazes;
·        Músicas;
·        Confecção de livrinhos;
·        Montagem de maquetes;
·        Desenho, pintura e colagens sobre o tema abordado;
·        Vídeos;
·        Dobraduras;
·        Pesquisas;
·        Quebra-cabeças;
·        Mural de Imagens;
·        Painéis;
·   Experiências sobre as mudanças do estado físico da água e sobre as inundações.


CRONOGRAMA        

O projeto será realizado entre o mês de março até a conclusão final, que será no mês de novembro na Feira Cultural com todos os trabalhos desenvolvidos no decorrer do projeto.
Na semana da Feira Cultural será feita uma apresentação interna no colégio. Os alunos irão expor alguns trabalhos feitos até aquele momento para outras salas de aula.
 

RECURSOS MATERIAIS:

Para a realização deste projeto, serão utilizados alguns materiais como:

·        Folhas coloridas de diferentes tamanhos, se possível, sobras;
·        Tesoura e cola;
·        Tintas e pincéis;
·        Folhas xerocadas;
·        Máquina fotográfica;
·        Revistas e jornais;
·        Isopor;
·        Canetinhas e lápis coloridos;
·        Sucata – Caixas de leite, papelão e garrafas pet;
·        Livros didáticos e paradidáticos;
·        CD's – som;
·        TNT;
·        DVD.


ORGANIZAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES E DO ESPAÇO

As apresentações serão realizadas de forma coletiva: na sala mostraremos aos visitantes os cartazes e atividades realizadas pelos alunos, com explicação dos mesmos.
Aparelho de multimídia – notebook – para mostrar vídeos.


DESENVOLVIMENTO

Março

1ª ETAPA:
· Faremos uma roda de conversa com o levantamento prévio sobre informações sobre a água;
·        Confecção de dobraduras referente ao meio ambiente;
·        Apreciação de músicas que falem sobre a água;

Abril

2ª ETAPA:
·        Leitura informativa sobre o tema de estudo;
·     Leitura de livros paradidáticos e desenvolvimento de atividades a partir destes livros;
·        Confecção de desenhos.

Maio

3ª Etapa:
·    Nessa etapa trabalharemos os vídeos educativos sobre o tema abordado;
·        Leitura informativa sobre o tema de estudo;
·        Confecção de um livrinho;
·        Confecção do painel dos estados físicos da água;
·        Experiência dos estados físicos da água.


Junho

4ª Etapa:
·        Confecção de dobraduras referente ao meio ambiente;
·        Leitura informativa sobre o tema de estudo;
·        Apreciação de vídeos e músicas.

Agosto

5ª Etapa:
·        Realização de pesquisa sobre o tema com a ajuda dos pais;
·        Leitura informativa sobre o tema de estudo;
·        Quebra-cabeças;
·        Produção de maquetes.


Setembro

6ª Etapa:
·        Confecção de lembrancinhas pelos pais e alunos;
·        Experiência da inundação;
·        Registro da experiência;
·        Confecção de atividades para a exposição.

Outubro

7ª Etapa:
·        Confecção de atividades para a exposição;
·        Organização de cartazes e painéis;
·        Ensaio para a Feira Cultural.

Novembro

8ª Etapa:
·        Organização de horários de apresentação dos alunos;
·  Organização das produções realizadas pelos alunos durante todo o projeto;
·        Montagem da sala na Feira Cultural;
·        Apresentação da Feira Cultural na Escola.


AVALIAÇÃO

Observar nos alunos e registrar em relatórios os seguintes aspectos: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade. Avaliar a participação e interesse da família em auxiliar o aluno nas pesquisas e atividade enviadas como dever.

Meu Slide sobre o tema, apresentando para meus alunos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário